Pag. Inicial      Anterior      Próxima      Página 1

LER * são as doenças do trabalho provocadas pelo uso inadequado e excessivo do sistema que agrupa ossos, nervos, músculos e tendões. Atingem principalmente os membros superiores: mãos, punhos, braços, ante-braço, ombros e coluna cervical. Típicas do trabalho intenso e repetitivo, as LER são causadas por diversos tipos de pressões existentes no trabalho, que atacam as pessoas tanto física quanto psicologicamente.
Pontos onde a LER pode atingir





Embora atinjam principalmente os membros superiores do corpo as LER podem afetar o ser humano como um todo.




* Alguns especialistas e entidades preferem, atualmente, denominar este conjunto de doenças por DORT - Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho. Neste fascículo, entretanto, optamos por utilizar o termo LER em razão de ainda ser mais conhecido do grande público, a quem se destina a publicação.
 

O relacionamento do homem com o ambiente de trabalho é objeto de estudo da Ergonomia , que busca adaptar o trabalho ao ser humano. Nos últimois 30 anos, análises ergonômicas têm contribuído para transformar situações de trabalho, a fim de que os trabalhadores desenvolvam suas atividades com mais saúde, conforto, segurança e eficiência.