Luz e Iluminação

Luz é toda radiação eletromagnética sensível à visão humana e cujos comprimentos de onda estão contidos na faixa entre 400 e 740 nanômetros, aproximadamente. É comum utilizar o nome luz para regiões do espectro vizinhas mas não visíveis, como nos casos das regiões ultravioleta e infravermelha.

Principais propriedades da luz
  • intensidade
  • frequência e comprimento de onda
  • polarização

O Espectro Luminoso


Tipos de Lâmpadas


Lasers
O termo laser tem origem do Inglês. light amplification by stimulated emission of radiation, ou seja, amplificação de luz por emissão estimulada de radiação. Na industria, laser é qualquer aparelho que produza radiação eletromagnética monocromática e coerente nas regiões visível, infravermelha ou ultravioleta, possuindo inúmeras aplicações que vão da soldagem à cirurgia. O laser se tornou popular por ser usado como leitura optiuca de CDs a aprtir do final da década de 1980. Consiste em um dispositivo que produz radiação eletromagnética com características muito especiais: ela é monocromática, com freqüência muito bem definida e coerente (com relações de fase bem definidas), além de ser colimada (propaga-se como um feixe). Os lasers mais conhecidos são o vermelho e o verde.

Uso da Laser
Por suas propriedades especiais, o laser é hoje utilizado nas mais diversas aplicações: médicas (cirurgias), na reabilitação fisica como anti-inflamatório, regenerador e analgésico, industriais (cortar metais, medir distâncias), pesquisa científica (pinças ópticas, hidráulica, física atômica, óptica quântica, resfriamento de nuvens atômicas, informação quântica), comerciais (comunicação por fibras ópticas, leitores de códigos de barras), e mesmo todos os dias em nossas casas (aparelhos leitores de CD e DVD, laser pointer usado em apresentações com projetores).
É produzido por materiais como o cristal de rubi dopado com safira, mistura de gases no caso do hélio e neônio, dispositivos de estado sólido como diodos laser, moléculas orgânicas como os lasers de corante.
No uso industrial, o laser de CO2 (dióxido de carbono) vem cada dia mais sendo utilizado, sendo hoje essencial. Muito competitivo por ser um processo rapido para o corte e solda de diversos materiais com muita agilidade devido às maquinas que utilizam o laser serem CNC.