Re: curiosidade
Postado por CMarangon em 31/10/2008 14:28:04
Mensagem:
Que o topografo use o capacete, se estiver dentro do canteiro de obra. Se for uma rodovia, use o capacete sempre. Se estiver em campo aberto ainda deve se proteger do sol e/ou de galhos de arvores se estiver no mato.
Todos os engenheiros de obras devem usar o capacete, quer estejam na obra, vistoriando ou dentro da viatura fiscalizando. Seja para proteção individual ou mesmo para dar exemplo aos outros trabalhadores. Se estiverem no escritório, ai não.
Até mesmo o Lula usa o capacete quando está em visita a alguma obra.
A eficiência do capacete para proteção contra os raios solares é precária. Você acha no Google bons equipamentos para isso. Este site diz que este tipo de capacete ou chapéu é usado por carteiros. Mas eu não consigo achar este tipo de "sun helmet" no Brasil.

www.aceuniforms.com/
Sou de opinião que se deve sempre que possivel eliminar o uso do EPI, desde que seja eliminado o risco que o exija. Uma vez eliminado o risco, desnecessário é o uso do EPI. Entretanto, sempre deve ser usado EPI quando o risco não puder ser eliminado, o que na maioria das vezes é o que acontece. Nesse caso, que se faça o uso do EPI, pois ajuda bastante.
CMarangon - Eng. de Segurança - Curitiba-PR
RÉPLICAS
|